segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Criança, Caboclo e Preto-Velho

CRIANÇAS, CABOCLOS E PRETOS-VELHOS


Estas são as entidades básicas da Umbanda. Nota-se facilmente a relação que existe com a experiência humana: criança, adulto e velho. As chamadas crianças representam a inocência e a pureza e o umbandista deve saber e ter sempre em mente, que tais entidades não são realmente crianças que morre-ram e vem ao nosso mundo brincar novamente. Na realidade, são magos de luz e grande poder, que devido ao seu grau de humildade se submetem a certos tratamentos esdrúxulos que lhes são dispensados quando se manifestam nos terreiros.
Certos médiuns que quebram copos, amassam bolinhas de papel e jogam nas pessoas, na realida-de estão colocando para fora, sua própria infantilidade inconsciente. A verdadeira “criança”, quando bem atuada, comporta-se como qualquer outra entidade, executando-se a forma de falar, geralmente com infantis e agudez pronunciada na voz, mas isso devido ao plexo energético que utilizam, que se situa na área da garganta, o chamado PLEXO LARÍNGEO, além de um grande trabalho psicológico, onde conseguem real-mente tornar o ambiente em que se apresentam mais alegre.
Os Caboclos são o símbolo da força e determinação, da força de um modo correto e direcionado e não da força bruta e destrutiva. São as entidades que trazem a sabedoria através do conselho e da eleva-ção moral. Muitos deles foram grandes sacerdotes da primeira raça vermelha, grandes magos e sábios que se utilizam de uma mais simples para trazer sua mensagem de ajuda.
Os Pretos-Velhos, os Pais-Velhos, representam a sabedoria na forma de experiência, a paciência e calma de quem já viveu muito e tem muito a dizer. Representam a humildade adquirida através de um gran-de esforço, de grandes provas, a determinação daquele que apesar de ter grande sabedoria, demonstra humildade, utilizando-a em beneficio alheio.
Através destas formas básicas, os espíritos da UMBANDA procuram direcionar seu trabalho, pois são formas fáceis de serem compreendidas e assimiladas, figuras clássicas até pelo fato de nós mesmos vivermos durante nossa vida neste plano.

Grifos da Gira de Preto-Velho

Na festa de Preto-Velho foram realizados alguns batismos na Lei de Umbanda. Confira algumas fotos:



Atividades


Dia 17/05/2009 foi a Festa dos Pretos-Velhos do Terreiro Pai Benguela.



Segundo os ensinamentos de W.W. da Matta e Silva, a Vibração de Yorimá (Pretos-Velhos) é também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras “mirongas”. Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça.
Seus fluídos são fortes, os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.