segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

100 anos da Umbanda


Saravá Filhos-de-Fé!!!!


O Terreiro Pai Benguela realizará uma GRANDE GIRA FESTIVA EM LOUVOR AO CENTENÁRIO DA UMBANDA no próximo dia 02 de novembro de 2008 - as 15h em sua sede, sito Rua Valdemar Mangine, 103 - Vila da Penha.
Compareça, traga sua família!!!
CONTATO: 82406449 ou 30137895

Obrigado Vovô


Obrigado vovô


Batem no portão fortemente, a samba (assistente espiritual) vai atender uma jovem mulher de aspecto triste e bastante desespero a pedir...

- Moça, por favor, eu preciso falar com o vovô João!

- Os números já acabaram, volte outro dia.

- Por favor, eu estou desesperada, por favor...

Neste exato momento vovô João saiu do banco, foi a sua porta e disse a samba...

- Camba deixa a moça entrar tô mandando!

A jovem foi atendida e contou seu drama...

Vovô olhou com pena e respondeu...

- Fia não faça isso, deixa essa criança vir ao mundo, enfrenta tudo, mas deixa ela vir, por que vovô não mata, vovô gosta da vida.

Vovô conversou muito tempo com a jovem mulher, que mais calma se despediu e partiu.

Passaram 20 anos, a mãe de santo cavalo do vovô João tinha decidido: Ia fechar o terreiro, tudo era coisa do diabo, estava entrando para igreja, ia fechar aquela casa de tantos anos de pura caridade, meio triste, mas decidida, quando entrou uma linda moça, muita bem vestida e disse...

- Bom dia, eu queria falar com o vovô João!

- Vovô... Essa vida eu já deixei minha filha, agora encontrei Jesus, estou entrando para igreja, servi muito tempo ao diabo, agora chega!

- Ah... Então desculpe, eu vou embora!

A moça meio decepcionada baixou a cabeça e agradeceu e quando ia se retirar, a mãe de santo não sabe como, sentiu uma força e disse...

- Minha filha, saia da macumba, saia dessa vida, você é uma moça tão bonita, tão jovem, vá para igreja!

A jovem respondeu...

- Minha senhora, eu não sou da macumba, eu só vim aqui agradecer a esse preto-velho, o pai João, que hoje a senhora chama de diabo, mas se hoje estou viva, feliz, sou uma mulher casada, tenho um lar, dois belos filhos, foi graças ao pai João, que há 20 anos atrás, não deixou minha mãe abortar, eu na verdade só vim aqui agradecer o pai João, dizer a ele, obrigado vovô!

A mãe de santo paralisada ficou calada, chorou, pediu perdão e decidiu não sair da Umbanda nunca mais, descobriu a tempo, que Deus é um só em qualquer lugar.

Trabalho de Exu


TRABALHO DE EXU



Estou num canto do terreiro observando os trabalhos. Os médiuns já estão em posição, velas foram firmadas, todos já bateram cabeça. Os pontos invadem o salão. Na assistência pessoas que freqüentam a casa com assiduidade e outras que pisam pela primeira vez. Sinto que algumas estão visivelmente emocionadas, seus protetores estão ali.

Outras estão suando frio, passam mal, estão agoniadas afoitas para irem embora dali.

Espíritos trevosos estão atuando sobre elas, querem sair dali o mais breve possível, pois temem serem descobertos. Certamente serão afastados e não poderão perturbar aquelas pessoas.

A mãe de santo vibra com intensidade, na corrente um médium balança, parece que vai cair. Percebo que seu Caboclo está por perto.

O Médium ainda é novo, não está totalmente integrado com seu guia, mas com paciência e amor breve o caboclo estará incorporando. Na corrente muitos estão incorporados.

O Caboclo chefe toma a mãe de santo, como faz a décadas. Brados de guerra são ouvidos.

Na medida que os irmãos da mata chegam trazem forte energia para todos. Unidos numa só força eles, (através dos passes ministrados), retiram da assistência os eguns e kiumbas, limpam as pessoas que estão perturbadas, transmitem força e esperança. As pessoas que antes choravam agora sorriem aliviadas.

Dores são aplacadas. Vejo que muitas daquelas pessoas em breve estarão também recebendo seus guias.

Embora esteja acostumado a ver essas cenas sempre me emociono. Daqui do meu canto, serenamente acompanho os trabalhos.

Subitamente uma jovem da assistência, poe-se a vociferar. Sua voz antes melodiosa e serena torna-se grave e arrogante. Ela tenta agredir os fiscais da casa que habilmente a conduzem para dentro do terreiro. Sem dúvida o kiumba que a acompanha é muito perigoso.

Os Caboclos estão alertas. nem bem cruza a porteira o kiumba grita, xinga, tenta machucar a pobre moça, diante da mãe desesperada que se encontra na assistência.

Os Caboclos abrem a roda, os atabaques soam mais altos. O Caboclo chefe se adianta sobre ele, forte energia circula pelo corpo da jovem moça. O Caboclo não quer que ela se machuque, ele vibra sua maracá e o Caboclo da menina pela primeira vez aproxima-se da filha com força. Chegou minha hora, me aproximo calmamente. O Kiumba evita meu olhar, se desespera. Sorrio e caminho em sua direção, preparo minhas armas. Ele grita, esbraveja.

O Caboclo pede meu apoio. Não me faço de rogado para desespero do Kiumba de um salto estou com minha espada em sua garganta.

Domino-o com facilidade. Chamo outros que o amarram e o levam para seu devido lugar. Outros Kiumbas menores que o acompanhavam também são capturados, receberão seus castigos. A moça acorda leve e feliz. Os Caboclos terminam o descarrego, agradecem meu auxilio.

Eu volto para meu canto. Ali na cafua observo o fim dos trabalhos.

Minhas velas, meus charutos, minha marafo estão firmados. Os trabalhos terminam todos se vão felizes.

Na porteira estou de sentinela...

Laroiê!!!

(Autor Desconhecido)

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Grifos da Gira de Ibeijada 2008





1- Mariazinha da Praia fazendo atendimento.
2- Mesinha de doces.
3- Grifo da Gira de Ibeijada.
4- Alegria das Crianças: brincando e fazendo atendimentos.


Ibeijada (Crianças)

Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis.

A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não conseguimos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.

A Falange das Crianças, estando em constante trabalho de descarga fluídica, afastando os espíritos malignos, é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.

As festas para Ibeijada, Cosme e Damião, tem duração de um mês, iniciando a 27 de setembro e terminando a 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com aqueles gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os "ibêjis" ou ainda "erês" (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões.

Nas festas das ibeijadas, que tiveram origem na Lei do ventre-Livre, desde aquela época até nossos dias, são servidos às crianças um "aluá" ou água com açúcar (ou refrigerantes adocicados no dia de hoje), bem como o caruru (também nas Nações de Candomblés).





Orixa Yori - Continuação

Yori (Ibeijada)
Planeta: Mercúrio
Metal: Mercúrio
Dia da Semana: Quarta-feira/Domingo
Cor: Vermelho, Azul e Rosa
Nota Musical: Dó
Símbolo: Gêmeos
Saudação: Onibeijada, Dois-Dois
Flores: Rosas Brancas, Flor do Campo



Na Vibração de Yori encontramos os seguintes Chefes de Legiões:

• Tupanzinho
• Ori
• Yariri
• Doum
• Ari
• Damião
• Cosme


Orixá Yori


Esta Linha também é conhecida como Linha de Cosme e Damião, Linha de Ibeijada (Beijada, Ibejis, Ibejê), Linha das Crianças, Linha dos Curumins e, ainda, Linha do Oriente, conforme suas militâncias na Lei de Umbanda. Yori: Yo=Manifestação da Potencia Divina em Ato (Santo Sacrifício); Ri= Rei, Reinar; Ori=Luz, Esplendor. Em outras palavras: Potencia em Ação da Luz Reinante.

Seu mediador é Yoriel, onde: Yori=Potência Reinante; El=Deus.

A fim de esclarecimento: Ibeji significa Gêmeos.





Caminhada - EU TENHO FÉ

Caminhada contra a Intolerancia Religiosa, em Copacabana - 21/09/08



Cachoeira

No último domingo de agosto fizemos a nossa firmeza e energização na Cachoeira. Choveu em todo o Rio de Janeiro, menos na nossa Cachoeira, onde o sol veio brilhar no decorrer dos trabalhos. O clima era de irmandade e confraternização. Confira e Comente:





1- Parte do grupo de Médiuns e amigos do Terreiro Espírita Pai Antonio José de Benguela.
2- Os CCTs Dielli e Marcos.
3- Grupo de médiuns no momento da "ativação do Cristal". Linda Cerimônia!!!
4- As oferendas dentro das vibrações dos orixás. Frutas, flores, essências.

SARAVÁ UMBANDA!!!!!!!!

Vibração de Yemanjá


Esta Linha é conhecida como Linha das Águas, do Povo D’Água, Linha do Mar, etc. Iemanjá (Yemanyá, também assim denominado) é a Grande Geradora, a Grande Mãe, onde: Ye= Princípio, Gerante; Man= o mar, a água, Ya= Maternidade, Matriz. Por isso, ela é a Divindade da Fecundação, da Gestação.

Seu Mediador é Raphael,que é a Ação Viva do Pensamento de Deus. Ra= Movimento determinado para atingir um fim; Pha: O Órgão do Pensamento Vivo do Criador; El: Deus.





Yemanjá

Astro

Lua

Metal

Prata

Dia da Semana

Segunda-Feira

Cor

Azul Turquesa/Prata

Nota Musical

Si

Símbolo

Peixe, Conchas...

Saudação

Ofê-Iaba/Odociaba

Flores

Lírios, Rosas e Palmas Brancas



Na Vibração de Yemanjá encontramos os seguintes Chefes de Legiões:

· Cabocla Yara ou Mãe D’Água

· Cabocla Indaiá

· Cabocla Nanã Buruquê (Burucum)

· Cabocla Estrela do Mar

· Cabocla Oxum

· Cabocla Iansã

· Cabocla Sereia do Mar


ODOCIABA!!!!

Visita de Átila Nunes

O Candidato Átila Nunes Neto esteve em nosso Terreiro, numa visita de confraternização, no dia de nossa Festa de Yemanjá.
Nosso Terreiro apóia a sua Campanha.
Átila Nunes - 25253
Ouça:
Melodias de Terreiro - criação imortal de Átila Nunes

http://www.metropolitana1090.com.br/

De segunda a sexta feira de 23:00 as 00:00.

Confira a visita e a Festa de Yemanjá:



Este encontro foi no dia 17/08/08
Saravá Umbanda!!! Odociaba, Mamãe Yemanjá!!!





quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Grifos da Festa em Louvor a Yemanjá

Mesa especial para Festa

Oração a Yemanjá

Oração a Yemanjá


Minha protetora Yemanjá.
Enfermeira dos que sofrem,consoladora dos aflitos,conselheira dos angustiados.
Mãe de todos.
Agradeço de tantas graças que nos concedes.
Indigno-me de tua áurea luminosa.
E rendo-te minha homenagem,rainha das águas.
Que contribui caridade e amor,entre todos os seus filhos.
Eu te agradeço senhora Mãe Yemanjá,por me atender nas horas que recorro a teus poderes divinas graças te dou Yemanjá.
Pelas tuas radiações milagrosas,agradeço,dizendo,obrigado por tua proteção constante que tens proporcionando por nossos irmãos que sofrem.
Curvo-me diante de ti e rogo-me,continue dando proteção a teus devotos.
Que dedicam amor profundo.
Que tua áurea bendita continue protegendo e vibrando bondade.
De paz e saúde sobre aqueles que te ajoelham suplicando aos seus pés.
Dai-nos a tua proteção pura e conforto da alma.
Suplico nesta mensagem porque creio em teu poder imenso assim seja.
Minha mãe querida Yemanjá.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Nossa Homenagem a Oxóssi

Saravá Oxóssi!!! Saravá as Matas!!!
Salve o Caçador de Almas!!!

"Oxóssi é Rei no céu
Oxóssi é Rei na terra
Oxóssi é Rei no céu
Oxóssi é Rei na terra
Ele não desce do céu sem coroa
e sem a sua muganga de Guerra!!!"

Em 20 de janeiro fizemos nossa Homenagem a Oxóssi e também festejamos 0 54º aniversário de nossa fundação em clima fraterno e harmonioso. Confira os grifos desta Maravilhosa Gira.


Salve Oxóssi!!! Salve todos os Caboclos e todas as Caboclas!!! Salve o Caboclo Sete Flechas da Jurema e a Cabocla Yara.