terça-feira, 30 de setembro de 2008

Grifos da Gira de Ibeijada 2008





1- Mariazinha da Praia fazendo atendimento.
2- Mesinha de doces.
3- Grifo da Gira de Ibeijada.
4- Alegria das Crianças: brincando e fazendo atendimentos.


Ibeijada (Crianças)

Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis.

A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não conseguimos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.

A Falange das Crianças, estando em constante trabalho de descarga fluídica, afastando os espíritos malignos, é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.

As festas para Ibeijada, Cosme e Damião, tem duração de um mês, iniciando a 27 de setembro e terminando a 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com aqueles gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os "ibêjis" ou ainda "erês" (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões.

Nas festas das ibeijadas, que tiveram origem na Lei do ventre-Livre, desde aquela época até nossos dias, são servidos às crianças um "aluá" ou água com açúcar (ou refrigerantes adocicados no dia de hoje), bem como o caruru (também nas Nações de Candomblés).





Um comentário:

Unknown disse...

Ola companheir@s,
gostaria de saber os dias e horarios de trabalho no centro.
se possivel, me responda por email.
ou entao acompanharei o blog.

Saude e Paz

silvesterbrandao@yahoo.com.br